O Basquete é nossa paixão

Lajeado, a "capital" do Vale do Taquari, é a sede do "Bira". No nosso clube, a paixão pelo basquete une famílias, amigos e toda a comunidade.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Ex-atleta do Ceat/Bira participa novamente da Seleção Brasileira de Basquete


Leonardo enquanto esteve na Espanha
Na última semana o técnico Rubén Magnano convocou os nomes para defender a Seleção Brasileira de Basquete Masculina na Copa do Mundo da Espanha, que acontece de 30 de agosto a 14 de setembro. O grupo conta com nomes que atuam no Brasil, na NBA e na Espanha, sendo cinco desses do NBB. Um dos atletas convidados para a etapa preparatória é Leonardo Klassmann Waszkiewicz, ex-atleta do Ceat/Bira. É a terceira vez que o nome de Leonardo figura entre os elencados para fazerem parte da Seleção.

“Fui convocado para a disputa do Sul americano na Argentina em 2012. Ano passado, em 2013, fui convocado novamente para representar a Seleção mas não pude me apresentar por uma lesão no tornozelo. Agora que fui convidado para o mundial o orgulho em representar o Brasil e o Rio Grande do Sul é muito grande. Me sinto agradecido ao Ceat/Bira, que foi a equipe que me ensinou a gostar desse esporte, e ao técnico Magnano por me proporcionar a oportunidade de estar aprendendo com os melhores jogadores do Brasil que, na minha posição, estão todos na NBA”, comenta Leonardo.

Trajetória no Bira

Em 2005 Leonardo iniciou sua caminhada no Basquete, pelo Ceat/Bira. Neste ano foi campeão dos jogos Intermunicipais do RS, categoria sub-17, e em 2006 já mostrava seu potencial participando do elenco adulto e recebendo título de campeão gaúcho pelo Bira. Em 2007 o atleta foi para a Europa, jogar na Espanha, permanecendo até 2010.

“Os anos no Bira foram muito importantes na minha vida pois aprendi muito. Descobri uma das principais características minhas: a raça, que é o combustível para minhas conquistas. Essa base eu tive em Lajeado e foi a melhor base que um atleta pode ter para ser vencedor na vida. Acredito que todos o atletas que passaram pelo Bira dessas gerações tiveram grandes aprendizados para serem vencedores na vida e não só nas quadras. Felizmente hoje vejo todos os meus companheiros
estudando, jogando, trabalhando, todos conquistaram seu espaço e isso devemos a duas grandes raízes do basquete e de nossas vidas. Uma se chama Clairton, o Xis, e outra o Bira”, ressalta.

Para o treinador Xis é um grande orgulho acompanhar a trajetória de sucesso de ex-atletas. “Ver um atleta que veio das categorias de base do Ceat/Bira brilhando na seleção principal é um reconhecimento do trabalho desenvolvido. Esperamos que esta convocação tenha resultado direto no trabalho das categorias de base, que sirva de incentivo e espelho para os atletas de hoje, vendo que jogadores que estavam aqui, como o Leonardo, há 7 anos, hoje estão na seleção brasileira”, explica.

Outro treinador que vê com orgulho a convocação é Ubirajara Hertzer, o Bira. “Ficamos muito felizes e sabemos que ele teve de treinar e se dedicar muito para chegar a Seleção. Sobre o
nosso trabalho, acho que de alguma forma ajudamos na formação dele, mas com certeza a dedicação e a busca pelo sonho de ser profissional é um diferencial”.

Trabalhos da seleção iniciam em julho

Os treinos acontecerão na capital paulista, entre os dias 21 de julho e 13 de agosto, nos ginásios do Esporte Clube Sírio e do Clube Athletico Paulistano. Neste período, a seleção também participará de torneios internacionais no Rio de Janeiro e na Argentina. O técnico da seleção brasileira ainda convidou mais dois jogadores do NBB, além de Leonardo, para essa primeira fase preparatória: Deryk Ramos (Winner/Kabum/Limeira) e Gemerson Barbosa (Paulistano/Unimed).

O Brasil está no grupo “A” da Copa do Mundo da Espanha, com sede em Granada, e terá como adversários na primeira fase: França (30 de agosto), Irã (31), Espanha (1º de setembro), Sérvia (3) e Egito (4). Nas oitavas de final, os brasileiros irão enfrentar um dos quatro primeiros colocados na chave “B” (sede em Sevilha): Argentina, Croácia, Filipinas, Grécia, Porto Rico ou Senegal.

O grupo “C”, em Bilbao, é formado pelos Estados Unidos, atual campeão olímpico e mundial, Finlândia, Nova Zelândia, República Dominicana, Turquia e Ucrânia. E na chave “D”, em Gran Canaria, estão as seleções de Angola, Austrália, Coréia, Eslovênia, Lituânia e México.

Os convocados

Larry Taylor (Paschoalotto/Bauru), Alex Garcia (Paschoalotto/Bauru), Marcelinho (Flamengo), Marquinhos (Flamengo) e Guilherme Giovannoni (UniCEUB/BRB/Brasília) participaram do NBB 2013/2014.

Além dos que atuam no campeonato nacional, todos os brasileiros ligados a times da NBA foram convocados. Anderson Varejão (Cleveland Cavalies), Nenê (Washington Wizards), Leandrinho (Phoenix Suns) e o atual campeão da liga norte-americana, Tiago Splitter (San Antonio Spurs), estão na lista de Magnano. Marcelinho Huertas, armador do Barcelona, da Espanha completa o rol de atletas a abrirem a temporada de treinos para o torneio mundial.

Atuarão na comissão técnica, além do Técnico Rúben Magnano, os assistentes técnicos José Alves Neto, Gustavo De Conti e Demétrius Ferraciú e os preparadores físicos Diego Miceli Jeleilate e Diego Maroja Falcão.


As categorias de base do Ceat/Bira nas modalidades Voleibol e Basquete contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile e Fruki. São apoiadores a Unimed, Show dos Esportes, Kikão Lanches, Restaurante Prâmios e Restaurante Nápoli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário