O Basquete é nossa paixão

Lajeado, a "capital" do Vale do Taquari, é a sede do "Bira". No nosso clube, a paixão pelo basquete une famílias, amigos e toda a comunidade.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Invicto, Univates/Florestal Alimentos/Bira é tetracampeão gaúcho

Lajeado - Depois de dois anos fora do cenário do Basquete Adulto, o Univates/Florestal Alimentos/Bira voltou a emocionar os torcedores e apaixonados do Basquete no Vale do Taquari. Invicto no Campeonato Gaúcho, a equipe conquistou na noite desta quarta-feira o tetracampeonato diante do time de Caxias. Para coroar a vitória, o Bira contou com seu melhor jogador: a torcida. Foram mais de 1,5 mil torcedores que compareceram no Complexo Esportivo da Univates e prestigiaram uma das equipes de competição mais aclamadas da região.


A final

A terceira partida da série melhor de cinco tinha uma responsabilidade especial para a equipe comandada pelo técnico Antônio Krebs Júnior, o Pitu: com duas vitórias acumuladas diante do Caxias, era a chance do Univates/Florestal Alimentos/Bira sagrar-se campeão diante da torcida, em Lajeado.

O início do jogo que traria o título de melhor equipe do Estado foi tumultuado. O Caxias apostou todas as energias no começo da partida e chegou a abrir oito pontos de vantagem, fechando o primeiro quarto em 24 x 16. A reação do time do Vale do Taquari veio na metade do segundo quarto. A equipe conseguiu encaixar o ataque e abriu vantagem, fechando o primeiro tempo em 43 x 34. No final do terceiro quarto, o mais equilibrado do jogo, a vantagem continuava do Bira: 58 x 46. Foi no último quarto que a reação surgiu com força total e a torcida vibrou junto o tempo todo com o Univates/Florestal Alimentos/Bira. O placar final, 72 x 57, consagrou o trabalho e dedicação do Clube Atlético Ubirajá, que respira Basquete e é reconhecido em todo o Estado como celeiro de novos talentos nas categorias de base e por seu trabalho social junto à comunidade.

A emoção

Para o cestinha da partida, André Luiz, com 14 pontos, a experiência de jogar no Univates/Florestal Alimentos/Bira foi emocionante. “No início do campeonato tive muitas dificuldades em me adaptar com o frio gaúcho, já que sou mineiro e acostumado com calor. Mas vi na equipe muita garra, muita vontade de vencer e de superar. Isso me motivou muito, assim como a todos. Entrar numa equipe e visualizar esse potencial, essa garra, é o verdadeiro espírito do esporte. Nossa vitória de hoje foi resultado de muito esforço, trabalho e superação. Fico muito feliz em fazer parte desta vitória”.

Quem também recebeu com muita emoção o troféu de campeão gaúcho foi o técnico Pitu. Desde 2002 ele não levantava a taça e a vinda para o Bira tem uma emoção especial: “Fiquei muito alegre com o convite de treinar a equipe. Fui muito bem acolhido e tive apoio total dos dirigentes e do grupo. Graças ao Bira pude viver a melhor sensação que já tive em toda a minha trajetória no Basquete, tanto como jogador quanto como treinador: meu filhos verem o pai ser campeão gaúcho, e isso não tem preço. Vou guardar este momento com muito carinho e gratidão na minha memória”.

Emoção também fora de quadra. Gunter Wust e seu filho Samuel, de Lajeado, são amantes do Basquete e não perderem nenhuma partida do Univates/Florestal Alimentos/Bira. “É um esporte dinâmico, rápido, e que exige muita técnica”, comenta Samuel. Lucas Sulzbach, de Estrela, sonha em ser jogador: “Sou louco por basquete e meu sonho é ser jogador. Me identifico muito com o esporte e quero um dia viver a emoção de dentro da quadra”, comenta. Ele influenciou seu padastro, Marcelo Klafke, que agora tem compromisso de trazer o enteado para assistir às partidas. “Ver a paixão do Lucas pelo Bira me incentivou a ser um grande torcedor e admirador do clube”, revela.

O futuro

Já projetando a possibilidade do Bira voltar em 2012, Valmor Spellmeier, presidente do Clube, aponta mudanças necessárias no campeonato. “Estamos negociando com a Federação, tanto nós quanto o Caxias, para antecipar o Gaúcho para o primeiro semestre. Todas as equipes dos demais estados estão realizando seus campeonatos estaduais no início do ano”, comenta. E uma boa notícia anima o Clube: o Bira conseguirá para o próximo ano receber recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, o que ajudará na realização de um time adulto.

O adulto deste ano contou com o patrocínio da Univates, Florestal Alimentos e Prefeitura Municipal de Lajeado. Além disso, foram apoiadores Mar Um esportes, fornecedora oficial do material esportivo, Lojas Show dos Esportes, Kikão Lanches, Bergatur Turismo, Construtora Diamond e Hotel Imperatriz.

Texto e fotos: Elise Bozzetto

Um comentário:

  1. Aee Biraaa! Parabéns!!

    Melhor que ser campeã é ser campeã torcendo pelo Bira e sem perder nenhum jogo do campeonato gaúcho de basquete!!!

    Parabéns a todos os jogadores, ao técnico, ao presidente a também á torcida, que não deixou de acreditar em nenhum momento no time, nesta nova fase!!!!!

    ResponderExcluir