O Basquete é nossa paixão

Lajeado, a "capital" do Vale do Taquari, é a sede do "Bira". No nosso clube, a paixão pelo basquete une famílias, amigos e toda a comunidade.

sábado, 16 de abril de 2011

Basquete profissional: Bira pode voltar

 Lajeado - A figura dele sempre esteve vinculada ao basquete. Mas, hoje, Clairton Wachholz, o “Xis”, sua a camisa como coordenador do Complexo Esportivo da Univates, onde ocorrem atividades esportivas como natação, ginástica olímpica, vôlei.

Apesar da nova atividade, a identificação com a bola laranja frequentemente faz Xis se deparar com a mesma pergunta: “E o Bira, vai voltar?”. A resposta é a mesma: “O Bira está aí, não parou. O trabalho segue forte e com grandes resultados”, fala, em referência às categorias de base. Sobre o time adulto, ausente das quadras desde 2009, a resposta soa como promessa. “Já se trabalha para isso (volta).”

O ex-treinador afirma que, nos bastidores, há uma sólida movimentação para tentar viabilizar o retorno do time adulto. “Há uma pessoa que está fazendo contatos, buscando apoiadores e patrocinadores; calculando custos. De posse dessas informações, sentaremos e veremos até onde podemos ir”, destaca Xis. Ele pondera que o eventual regresso seria, de início, para o Campeonato Gaúcho ou Copa Sul. O retorno ao Novo Basquete Brasil (NBB), o Brasileiro da modalidade, só seria possível após o terceiro ou quarto ano de reestruturação. “Se tudo der certo, quem sabe 2014, 2015”, cogita. O ex-técnico do Bira entende que a motivação para o retorno vem da própria comunidade. “É incrível o apelo que fazem para voltarmos com o time adulto”, assegura.

Torcida

Para Xis, a possibilidade de regresso do Bira não deverá dificultar a continuidade do trabalho desenvolvido por instituições de destaque em outras modalidades, como Alaf e Lajeadense. “Se for o caso de a torcida ser praticamente a mesma para todos esses times, é importante um respeito entre todos, com muita conversa e cordialidade, para que o trabalho de todos se desenvolva da melhor forma possível, sem que alguém saia prejudicado.” Os presidentes dos clubes de futebol e futsal concordam que há espaço. Celso Kappes, da Alaf, projeta: “O que vai ser preciso, até para evitar confrontos, é buscar formas de parcerias, com duelos em dias diferentes ou a realização de duas partidas, no caso futsal e basquete, em mesmos dia e local”. Nilson Giovanella, do Lajeadense, também apoia a volta do time de basquete. “São esportes bem diferentes. Há público para todos. O que talvez não seja tão fácil conciliar é a questão dos colaboradores e patrocinadores. Mas não se pode, por causa disso, deixar de torcer por mais um time da nossa região”, defende. O secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Carlos Kayser, também comemora a possibilidade. “Seria ótimo. Foi o Bira que incentivou outras modalidades a projetarem um crescimento. Tanto acreditamos nisso que seguimos com os convênios nas categorias de base. Há espaço para todos. Caso o adulto volte, vamos ajudar, de uma forma ou outra”, garante.

Categorias de base projetam futuro promissor

Atualmente, são 200 crianças e adolescentes que participam dos projetos sociais, escolinhas e equipes de competição do Bira e disputam o Campeonato Estadual nas categorias mirim, infantil, sub-15, sub-17, no masculino e feminino. Xis, que segue trabalhando com a garotada, destaca: “A gente se anima ao ver garotos, que você ajuda a crescer no esporte, com capacidade para projetarem uma carreira de sucesso em grandes equipes, até mesmo do exterior. Por isso, enfatizo que o Bira não parou, pois segue dando ótimos resultados nas categorias de base”, reforça. “É muita gente envolvida para alguém dizer que o Bira está parado só porque o time adulto não está em quadra. Não podemos misturar as coisas. O Bira segue trabalhando forte e dando ótimos resultados. Basta ver as boas colocações obtidas nos campeonatos de 2010, o que projetamos para os estaduais que irão começar a partir de maio, os atletas convocados para seleções e tudo com que o clube colabora para uma sociedade melhor. Tanto que seguimos com uma série de empresas e pessoas apoiadoras, que acreditam na credibilidade daquilo que o Bira faz.”

Apesar de seguir trabalhando com os times da base e nos projetos sociais do clube, o técnico não voltará para dentro da quadra no adulto. “Seguirei como eterno apoiador, dirigente, mas, para dentro da quadra, não.”

História de sucesso

O Clube Atlético Ubirajá, ou “Bira”, como é carinhosamente conhecido, foi fundado em 1955. A primeira experiência no Estadual adulto ocorreu em 1994. Depois de ausente por alguns anos, voltou em 2000, com um 3º lugar. Conquistou o tricampeonato gaúcho adulto masculino, entre 2006 e 2008. Faturou o vice do Sul-Brasileiro em 2007 e 2008. Neste mesmo ano, foi o 9º colocado na disputa do Campeonato Brasileiro. Em 2009, já como Novo Basquete Brasil (NBB), chegou em 12º.

“O Bira segue trabalhando forte e dando ótimos resultados.”

Fonte Rodrigo Angeli / Jornal O Informativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário