O trabalho das categorias de base é reconhecido em todo o estado e no Brasil . Muitos jovens saem das escolinhas e equipes da base do Bira para viver do esporte e fazer carreira no Basquete. Exemplos recentes de sucesso são o pivô Leonardo Klassmann Waszkiewicz, que atualmente está eno Basquete Cearense e também já foi seleção e também Renan Lenz, pivô que joga no Bauru e recentemente jogou a Copa América com a Seleção brasileira.
O Clube disputa no Basquete o Campeonato Estadual nas categorias sub 12, sub 13, sub 15 e sub 17 e ainda é celeiro de atletas que são convocados para representar o Rio Grande do Sul em campeonatos de seleções. No Voleibol, o Ceat/Bira disputa o Estadual e a Copa Cláudio Braga nas categorias mirim, infantil e infanto-juvenil.
A história
Criado em setembro de 1955, o Bira - nos primeiros anos - atendeu a vontade de um grupo de amigos aficcionados por basquete. A partir do envolvimento de mais pessoas, o clube cresceu e passou a interagir com a comunidade, pois além dos jogos entre amigos, passou a trabalhar com crianças através de escolinhas esportivas.
Em 1967, foi firmado o primeiro convênio com a Prefeitura Municipal de Lajeado, tornando viável o projeto Basquete nos Bairros. Simultaneamente, foi criada a primeira equipe para competir no Campeonato Estadual de Basquete. A partir daí, o Bira não parou de evoluir e as participações em estaduais ganharam destaque.
Em 1995, patrocinado pela Cia. Minuano de Alimentos, o Bira foi vice-campeão, perdendo o título para o Corínthians de Santa Cruz. Em 2000, patrocinado pela Girando o Sol e com apoio do Ceat, a equipe voltou a participar do campeonato adulto conquistando o terceiro lugar nesta categoria. Resultados que se repetiram em 2003 com o vice-campeonato patrocinado pela Girando Sol e 2004, com o patrocínio da Charrua.
No ano de 2005, o ano do cinquentenário do clube, o esperado título estadual não veio. Patrocinado pela Univates e pela Charrua o Bira terminaria em terceiro lugar. Mas, depois de tanta espera, o ano de 2006 viria a coroar o clube com o tão esperado título. O Bira vence a Ulbra no Ginásio do Ceat, em Lajeado, e conquista a taça, desta vez também com o patrocínio da Univates e da Charrua.
Em 2007, conquista o bicampeonato gaúcho e vice campeonato da Copa Sul, com o patrocínio da Univates. Em 2008, também patrocinado pela Univates, o Bira conquista o título de tricampeão gaúcho e novamente o vice campeonato da Copa Sul. A mesma equipe representa em 2009 o Rio Grande do Sul no Campeonato Nacional de Basquete, não conseguindo a classificação para disputar os play-offs.
Em 2011, depois de dois anos sem a categoria adulta, o Bira voltou com força total na briga pelo título de tetracampeão gaúcho com o patrocínio da Univates, Florestal Alimentos e Prefeitura Municipal de Lajeado, levando a taça do campeonato.
Em 2012, novamente com patrocínio da Univates, Florestal Alimentos e Prefeitura Municipal de Lajeado, uma conquista inédita do Clube: o Bira sagra-se campeão da Copa Brasil Sul de Basquete, colocando o Vale do Taquari em evidência. Em outubro, virá mais um desafio: o Campeonato Estadual, no qual o Clube busca o pentacampeonato.
Nos anos seguintes, é realizada a consolidação nas categorias de base e nos projetos sociais, além de incorporar a prática do Voleibol na história do Clube.
As categorias de base do Ceat/Bira contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile, Fruki e Joalheria Lenz. São apoiadores a Unimed, Lajeadense Vidros, Kikão Lanches, Padaria Suíça, Restaurante Prâmios, Restaurante Tombado, Restaurante Q’Delícia, Restaurante Henicka e Fisioterapeuta Felipe Graciola.
Fotos: Elise Bozzetto
Nenhum comentário:
Postar um comentário