O Basquete é nossa paixão

Lajeado, a "capital" do Vale do Taquari, é a sede do "Bira". No nosso clube, a paixão pelo basquete une famílias, amigos e toda a comunidade.

domingo, 22 de outubro de 2017

Fruki/Ceat/Bira é campeã estadual de voleibol

O domingo foi de sol e muito brilho para a equipe de voleibol Fruki/Ceat/Bira, categoria infantil. A final, realizada nos 12 e 22 de outubro, no Colégio Martin Luther, em Estrela, teve a participação das 7 equipes classificadas para a série ouro do Campeonato Estadual de Voleibol. Foram seis jogos sendo disputa todos contra todos. A equipe Fruki/Ceat/Bira venceu todas as partidas e enfrentou, no último confronto, a equipe do Colégio Martin Luther, vencendo por 2x0 e sagrando-se campeã.

Para a técnica Indianara Gonçalves, o resultado é fruto de uma árdua preparação. “Foram meses de muita preparação, treinamentos, para conseguirmos alcançar nossos objetivos.  Jogos de muita superação e crescimento da equipe”, comenta. O coordenador esportivo do Ceat/Bira, Clairton Wachholz, o Xis, agradece o apoio recebido: “Temos de agradecer neste momento às atletas, que sempre responderam ao nosso trabalho, aos pais, presentes na torcida e no apoio em casa. Ao diretor do Ceat pelo investimento e por acreditar no esporte e aos nossos apoiadores e patrocinadores. Sem esta rede de apoio nossa conquista não seria possível”, enfatiza Xis. O coordenador ainda destaca a parceria com a Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado. “O apoio da prefeitura foi essencial. Nosso agradecimento especial ao prefeito Marcelo Caumo, que acredita no trabalho do Clube Atlético Ubirajá, e ao nosso patrocinador da categoria, bebidas Fruki”, ressalta.

Saiba mais

O Estadual, que iniciou em julho, contou no total com 15 equipes. As 7 melhores foram para a final. Dos jogos realizados, o Ceat venceu de forma invicta a última etapa: contra Notre Dame a equipe venceu de 2x1 e contra Nova Petropolis, Recreio da Juventude, Sinodal, Sogipa e Martin Luther o elenco lajeadense venceu por 2x0.

Em 2012, a parceria Ceat/Bira, que até então trabalhava somente com a modalidade basquetebol, assumiu também o voleibol feminino. Nestes 5 anos foram consquitados 7 títulos, 5 vice-campeonatos e 4 bronzes em competições e torneios estaduais. Para o Diretor do Ceat, Rodrigo Maurício Ulrich, este título é o símbolo de resultados que transcendem a quadra. “É o indicador do crescimento das estudantes, do desenvolvimento da disciplina, da dedicação, do reconhecimento da importância do outro, do senso de coletividade, da escuta a quem treina, orienta. Esta vitória é símbolo de persistência em busca de superação para atingir objetivos. É símbolo da capacidade de avaliar-se com sabedoria: daquilo que dá certo e daquilo que precisa ser diferente”, analisa Ulrich.

As categorias de base do Ceat/Bira contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile, Fruki e Joalheria Lenz. São apoiadores a Unimed, Lajeadense Vidros, Kikão Lanches, Padaria Suíça, Restaurante Prâmios, Restaurante Tombado, Restaurante Q’Delícia, Restaurante Henicka e Fisioterapeuta Felipe Graciola.

domingo, 15 de outubro de 2017

Basquete: Docile/Ceat/Bira joga em casa e pede apoio do torcedor

A equipe de basquete Docile/Ceat/Bira (sub 17) convoca os torcedores para apoiarem o time nesta segunda-feira, dia 16, no confronto contra a equipe do União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, pelo Campeonato Estadual de Basquetebol. O jogo inicia às 20h, no Ginásio do Colégio Evangélico Alberto Torres. A entrada é gratuita.

O jogo vale pela fase classificatória. “Precisamos dos torcedores ao nosso lado. Queremos buscar uma boa classificação para tentarmos mais uma vez o título gaúcho”, comenta o treinador Ubirajara Hertzer, o Bira.

Equipes conquistam vitórias em casa

No final de semana saldo positivo para as equipes Univates/Ceat/Bira (sub 12) e Fruki/Ceat/Bira (sub 15). O sub 12 venceu o Cestinha B, de Santa Cruz do Sul, por 86 x 8. “Os atletas da equipe adversária eram muito novos, todos com 11 anos. Mas fizemos um bom trabalho e o placar ficou elástico”, comenta Bira.

A equipe sub 15 venceu, pela primeira vez em mais de dois anos, a equipe do Cestinha Unisc. O jogo teve altos e baixos, alternância na liderança, mas a equipe lajeadense conseguiu se sobressair em quadra. “Foi um jogo muito forte, muita troca de liderança no placar mas os atletas do Fruki/Ceat/Bira conseguiram sair da pressão do Cestinha e no último quarto fizemos uma ótima defesa, que nos deu vários contra-ataques”, explica Bira.

Próximos desafios serão em casa

Na próxima quarta-feira, dia 18, as equipes Fruki/Ceat/Bira (sub 15) e Docile/Ceat/Bira (sub-17) jogam contra o Recreio da Juventude. Os jogos acontecem no Ginásio de Arena da Univates, em Lajeado, a partir das 15h30 (sub 15) e 17h (sub 17). A entrada é gratuita.

Já na quinta-feira (19), a equipe Docile enfrenta a Sogipa, às 18h30min, no Ginásio do Ceat. No sábado, dia 21, as duas equipes novamente entram em quadra mas desta vez em Uruguaiana.

As categorias de base do Ceat/Bira contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile, Fruki e Joalheria Lenz. São apoiadores a Unimed, Lajeadense Vidros, Kikão Lanches, Padaria Suíça, Restaurante Prâmios, Restaurante Tombado, Restaurante Q’Delícia, Restaurante Henicka e Fisioterapeuta Felipe Graciola.

Fotos: Elise Bozzetto


BASQUETE: Univates/Ceat/Bira vence em rodada fora de casa e mantém vice-liderança

A Univates/Ceat/Bira, equipe sub 13 de Basquete, teve dois confrontos na última semana pelo Campeonato Estadual de Basquete. Na quarta-feira, dia 11, a equipe enfrentou em casa o Projeto Cestinha B, de Santa Cruz do Sul, vencendo com 25 pontos de diferença. Já na sexta, dia 13, o elenco foi a Santa Maria enfrentar a Corac. Nova vitória para o Univates/Ceat/Bira: 69x36. O cestinha da partida foi Leonardo Dahmer, com 32 pontos.

Com os resultados, a equipe se mantém na vice-liderança do campeonato. Para o técnico Leonardo Menezes, o Aná, os resultados foram importantes. “Foram resultados muito bons para a equipe, consequência de muito trabalho e dedicação nos treinamentos e jogos. Vamos continuar trabalhando e nos preparando para os novos desafios da fase classificatória do Estadual”, comenta.

O próximo jogo será no dia 23 de outubro, contra Sogipa. Também jogam as equipes Univates/Ceat/Bira (sub 12) e Fruki/Ceat/Bira (sub 15). Os jogos serão em casa, no Ginásio do Ceat, e iniciam às 15h30min. A entrada é gratuita.

As categorias de base do Ceat/Bira contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile, Fruki e Joalheria Lenz. São apoiadores a Unimed, Lajeadense Vidros, Kikão Lanches, Padaria Suíça, Restaurante Prâmios, Restaurante Tombado, Restaurante Q’Delícia, Restaurante Henicka e Fisioterapeuta Felipe Graciola.


Clube Atlético Ubirajá completa 62 anos de atuação

O Clube Atlético Ubirajá, o Bira, comemorou em setembro 62 anos de fomento do Basquetebol na região do Vale do Taquari. Nos últimos 10 anos mais de 4 mil crianças e adolescentes  passaram pelo Bira. Foram mais de 15 títulos estaduais. Além disso, o clube comemora uma trajetória de conquistas e projetos comunitários. Em 2017,o trabalho do Ceat/Bira em parceria com a Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado  está  atendendo mais de 100 crianças  no Projeto Socia,l  95 crianças nas escolinhas e 110 pelas equipes de competição, totalizando 315. É oportunizado a estes jovens conhecer o Basquete e o Voleibol e praticar um esporte coletivo no qual o espírito de equipe é a peça fundamental.

O trabalho das categorias de base é reconhecido em todo o estado e no Brasil . Muitos jovens saem das escolinhas e equipes da base do Bira para viver do esporte e fazer carreira no Basquete. Exemplos recentes de sucesso  são   o pivô Leonardo Klassmann Waszkiewicz, que atualmente está eno Basquete Cearense  e também já foi seleção  e também  Renan Lenz, pivô que joga no Bauru e recentemente jogou a Copa América com a Seleção brasileira.

O Clube disputa no Basquete o Campeonato Estadual nas categorias sub 12, sub 13, sub 15 e sub 17 e ainda é celeiro de atletas que são convocados para representar o Rio Grande do Sul em campeonatos de seleções. No Voleibol, o Ceat/Bira disputa o Estadual e a Copa Cláudio Braga nas categorias mirim, infantil e infanto-juvenil.

A história

Criado em setembro de 1955, o Bira - nos primeiros anos - atendeu a vontade de um grupo de amigos aficcionados por basquete. A partir do envolvimento de mais pessoas, o clube cresceu e passou a interagir com a comunidade, pois além dos jogos entre amigos, passou a trabalhar com crianças através de escolinhas esportivas.

Em 1967, foi firmado o primeiro convênio com a Prefeitura Municipal de Lajeado, tornando viável o projeto Basquete nos Bairros. Simultaneamente, foi criada a primeira equipe para competir no Campeonato Estadual de Basquete. A partir daí, o Bira não parou de evoluir e as participações em estaduais ganharam destaque.

Em 1995, patrocinado pela Cia. Minuano de Alimentos, o Bira foi vice-campeão, perdendo o título para o Corínthians de Santa Cruz. Em 2000, patrocinado pela Girando o Sol e com apoio do Ceat, a equipe voltou a participar do campeonato adulto conquistando o terceiro lugar nesta categoria. Resultados que se repetiram em 2003 com o vice-campeonato patrocinado pela Girando Sol e 2004, com o patrocínio da Charrua.

No ano de 2005, o ano do cinquentenário do clube, o esperado título estadual não veio. Patrocinado pela Univates e pela Charrua o Bira terminaria em terceiro lugar. Mas, depois de tanta espera, o ano de 2006 viria a coroar o clube com o tão esperado título. O Bira vence a Ulbra no Ginásio do Ceat, em Lajeado, e conquista a taça, desta vez também com o patrocínio da Univates e da Charrua.

Em 2007, conquista o bicampeonato gaúcho e vice campeonato da Copa Sul, com o patrocínio da Univates. Em 2008, também patrocinado pela Univates, o Bira conquista o título de tricampeão gaúcho e novamente o vice campeonato da Copa Sul. A mesma equipe representa em 2009 o Rio Grande do Sul no Campeonato Nacional de Basquete, não conseguindo a classificação para disputar os play-offs.

Em 2011, depois de dois anos sem a categoria adulta, o Bira voltou com força total na briga pelo título de tetracampeão gaúcho com o patrocínio da Univates, Florestal Alimentos e Prefeitura Municipal de Lajeado, levando a taça do campeonato.

Em 2012, novamente com patrocínio da Univates, Florestal Alimentos e Prefeitura Municipal de Lajeado, uma conquista inédita do Clube: o Bira sagra-se campeão da Copa Brasil Sul de Basquete, colocando o Vale do Taquari em evidência. Em outubro, virá mais um desafio: o Campeonato Estadual, no qual o Clube busca o pentacampeonato.

Nos anos seguintes, é realizada a consolidação nas categorias de base e nos projetos sociais, além de incorporar a prática do Voleibol na história do Clube.

As categorias de base do Ceat/Bira contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile, Fruki e Joalheria Lenz. São apoiadores a Unimed, Lajeadense Vidros, Kikão Lanches, Padaria Suíça, Restaurante Prâmios, Restaurante Tombado, Restaurante Q’Delícia, Restaurante Henicka e Fisioterapeuta Felipe Graciola.

Fotos: Elise Bozzetto