O Basquete é nossa paixão

Lajeado, a "capital" do Vale do Taquari, é a sede do "Bira". No nosso clube, a paixão pelo basquete une famílias, amigos e toda a comunidade.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Última conquista do basquete gaúcho em um brasileiro completa 15 anos


Seleção comandada pelo Ceat/Bira foi campeã em 2001

Há 15 anos o RS conquistaria o último título de campeão no Campeonato Brasileiro de Seleções. Comandada pela dupla de técnicos Clairton Wachholz, o Xis, e Ubirajara Hertzer, o Bira, a Seleção Gaúcha enfrentou muitas dificuldades pelo caminho, literalmente. Teve pane no ônibus, noite na beira da estrada. Mas eles chegaram lá. Orgulho dessa história de garra, de dedicação e de muita doação.

Para Xis, foi uma conquista ímpar. “Nos últimos 25 anos, foi a conquista mais importante do basquetebol gaúcho no cenário nacional. Foi um privilégio ter a comissão técnica do Ceat/Bira nessa conquista. Não sei quanto anos o RS levará para conquistar esse título novamente, parabenizo a todos os atletas que participaram dessa conquista, sejam hoje eles atletas de alto rendimento ou profissionais das mais diferentes áreas. Tenho certeza que aquela caminhada, aquela conquista fundamental para a trajetória de vida de cada um deles”, revela.

Bira conta que superação define o título. “Primeiro que foi uma viagem literalmente incomum. Nosso ônibus quebrou, dormimos na beira da estrada. Foi muito angustiante e mesmo assim tínhamos de tentar manter os meninos em alto astral e tranquilos. Mas isso foi só o começo. Lembro bem que dentro do vestiário, antes do início do primeiro jogo contra o Rio de Janeiro, todos nós nos abraçamos e choramos. Estávamos muito emocionados com tudo. Vencemos o Rio e de alguma forma tudo aquilo virou motivação. Fomos avançando e vencendo quem vinha pela frente. SC, PA...até chegarmos a tão esperada final contra SP. Fizemos uma partida excelente e ficamos campeões com mérito. Jamais esquecerei...foi muito importante para minha formação como técnico e pessoa”, declara Bira.
Para Leonardo Menezes, na época atleta e hoje um dos treinadores do Bira, a conquista também tem um lugar especial na memória. “A conquista se resume em superação. Um prêmio por muito trabalho e a concretização de um sonho!!! Todo o atleta de basquete de base quer ser convocado para seleção do seu Estado e participar de um Brasileiro de seleções. Foi um momento importante e único para mim”, comenta.

Algumas lembranças são inesquecíveis….

Nenhum comentário:

Postar um comentário