O Basquete é nossa paixão

Lajeado, a "capital" do Vale do Taquari, é a sede do "Bira". No nosso clube, a paixão pelo basquete une famílias, amigos e toda a comunidade.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Última conquista do basquete gaúcho em um brasileiro completa 15 anos


Seleção comandada pelo Ceat/Bira foi campeã em 2001

Há 15 anos o RS conquistaria o último título de campeão no Campeonato Brasileiro de Seleções. Comandada pela dupla de técnicos Clairton Wachholz, o Xis, e Ubirajara Hertzer, o Bira, a Seleção Gaúcha enfrentou muitas dificuldades pelo caminho, literalmente. Teve pane no ônibus, noite na beira da estrada. Mas eles chegaram lá. Orgulho dessa história de garra, de dedicação e de muita doação.

Para Xis, foi uma conquista ímpar. “Nos últimos 25 anos, foi a conquista mais importante do basquetebol gaúcho no cenário nacional. Foi um privilégio ter a comissão técnica do Ceat/Bira nessa conquista. Não sei quanto anos o RS levará para conquistar esse título novamente, parabenizo a todos os atletas que participaram dessa conquista, sejam hoje eles atletas de alto rendimento ou profissionais das mais diferentes áreas. Tenho certeza que aquela caminhada, aquela conquista fundamental para a trajetória de vida de cada um deles”, revela.

Bira conta que superação define o título. “Primeiro que foi uma viagem literalmente incomum. Nosso ônibus quebrou, dormimos na beira da estrada. Foi muito angustiante e mesmo assim tínhamos de tentar manter os meninos em alto astral e tranquilos. Mas isso foi só o começo. Lembro bem que dentro do vestiário, antes do início do primeiro jogo contra o Rio de Janeiro, todos nós nos abraçamos e choramos. Estávamos muito emocionados com tudo. Vencemos o Rio e de alguma forma tudo aquilo virou motivação. Fomos avançando e vencendo quem vinha pela frente. SC, PA...até chegarmos a tão esperada final contra SP. Fizemos uma partida excelente e ficamos campeões com mérito. Jamais esquecerei...foi muito importante para minha formação como técnico e pessoa”, declara Bira.
Para Leonardo Menezes, na época atleta e hoje um dos treinadores do Bira, a conquista também tem um lugar especial na memória. “A conquista se resume em superação. Um prêmio por muito trabalho e a concretização de um sonho!!! Todo o atleta de basquete de base quer ser convocado para seleção do seu Estado e participar de um Brasileiro de seleções. Foi um momento importante e único para mim”, comenta.

Algumas lembranças são inesquecíveis….

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Equipes do Ceat/Bira têm saldo positivo pelo Gaúcho

Categorias de base jogaram em casa, no Ginásio do Ceat

As equipes Univates/Ceat/Bira (sub 14), Fruki/Ceat/Bira (sub 15) e Docile/Ceat/Bira (sub 17) jogaram neste final de semana no Ginásio do Ceat, em Lajeado, pelo Campeonato Gaúcho de Basquete Masculino. Contra os times do Sinodal, de São Leopoldo, os lajeadenses tiveram duas importantes vitórias e uma derrota nesta rodada.

O Docile/Ceat/Bira (sub 17) teve um primeiro quarto difícil. Mas, depois de consertar os erros, venceu por larga diferença: 81 x 42. O Univates/Ceat/Bira também foi melhor em quadra, conquistando a vitória com placar 42 x 24. Já o Fruki/Ceat/Bira alternou a liderança do placar durante todo o jogo com o Sinodal e os erros de passe no final do último quarto foram decisivos para a derrota: 48 x 44.

Agora o desafio será contra as equipes do Projeto Cestinha, de Santa Cruz do Sul. “Vamos enfrentar os líderes do campeonato nas categorias sub 14 e  sub 15. As equipes têm demonstrando crescimento e vamos tentar fazer um bom jogo. A meta é chegar nas finais do campeonato com um nível técnico parelho às essas duas categorias do Cestinha”, comenta Ubirajara Hertzer, o Bira.

Próximos desafios serão neste final de semana

As equipes Univates/Ceat/Bira (sub 12 e sub 14), Fruki/Ceat/Bira (sub 15) jogam em Santa Cruz do Sul no próximo sábado, dia 10 de setembro. As equipes entram em quadra às 10h, 14h, 16h e 18h. O adversário serão as equipes do Projeto Cestinha, de Santa Cruz do Sul.
As categorias de base do Ceat/Bira contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile e Fruki. São apoiadores a Unimed, Vidraçaria Lajeadense, Kikão Lanches, Padaria Suíça, Restaurante Prâmios, Restaurante Henicka, Restaurante Tombado e Restaurante Nápoli.

Fotos: Elise Bozzetto