O Basquete é nossa paixão

Lajeado, a "capital" do Vale do Taquari, é a sede do "Bira". No nosso clube, a paixão pelo basquete une famílias, amigos e toda a comunidade.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Bira: paixão lajeadense completa 57 anos




O Clube Atlético Ubirajá, o Bira, comemora em setembro 57 anos de fomento do Basquetebol na região do Vale do Taquari. Pronto para partir em busca do pentacampeonato estadual adulto, o clube comemora uma trajetória de conquistas e projetos comunitários. Hoje, mais de 150 crianças são atendidas pelo Projeto Social Ceat/Bira, tendo a oportunidade de conhecer o Basquete e praticar um esporte coletivo no qual o espírito de equipe é a peça fundamental.

O trabalho das categorias de base também é reconhecido em todo o estado. Muitos jovens saem das escolinhas e equipes da base do Bira para viver do esporte e fazer carreira no Basquete. Exemplos recentes de sucesso são Matheus Dalla Barba, ala que joga em Limeira e é atleta convocado para a Seleção Brasileira assim como o pivô Leonardo Klassmann Waszkiewicz, que atualmente está em Uberlândia e também já foi seleção. Ainda se destacam Renan Lenz, pivô que joga o NCAA nos Eua e Ícaro Parisotto, que está em São José dos Campos, São Paulo. O Clube disputa o Campeonato Estadual nas categorias mirim, sub-14 e sub-17 e ainda é celeiro de atletas que são convocados para representar o Rio Grande do Sul em campeonatos de seleções.


Clairton Wachholz, o Xis, que segue trabalhando com a garotada, destaca: “A gente se anima ao ver garotos que você ajuda a crescer no esporte, com capacidade para projetarem uma carreira de sucesso em grandes equipes, até mesmo do exterior”, reforça.

Quem acompanhou a história do Clube e comemorou muitas conquistas é o treinador Ubirajara Hertzer, o Bira. “Sinto muito orgulho de fazer parte do Bira. Há quinze anos quando vim de Santa Cruz para trabalhar em Lajeado nem imaginava a ligação da comunidade com o Clube, e isso é muito precioso. Que o Clube Atlético Ubirajá possa seguir seu caminho de vitórias e alegrias, e principalmente, que continuemos a fazer parte da formação de tantos cidadãos que passaram e passam pelo Bira”.


A história
Criado em setembro de 1955, o Bira - nos primeiros anos - atendeu a vontade de um grupo de amigos aficcionados por basquete. A partir do envolvimento de mais pessoas, o clube cresceu e passou a interagir com a comunidade, pois além dos jogos entre amigos, passou a trabalhar com crianças através de escolinhas esportivas.
Em 1967, foi firmado o primeiro convênio com a Prefeitura Municipal de Lajeado, tornando viável o projeto Basquete nos Bairros. Simultaneamente, foi criada a primeira equipe para competir no Campeonato Estadual de Basquete. A partir daí, o Bira não parou de evoluir e as participações em estaduais ganharam destaque.
Em 1995, patrocinado pela Cia. Minuano de Alimentos, o Bira foi vice-campeão, perdendo o título para o Corínthians de Santa Cruz. Em 2000, patrocinado pela Girando o Sol e com apoio do Ceat, a equipe voltou a participar do campeonato adulto conquistando o terceiro lugar nesta categoria. Resultados que se repetiram em 2003 com o vice-campeonato patrocinado pela Girando Sol e 2004, com o patrocínio da Charrua.
No ano de 2005, o ano do cinquentenário do clube, o esperado título estadual não veio. Patrocinado pela Univates e pela Charrua o Bira terminaria em terceiro lugar. Mas, depois de tanta espera, o ano de 2006 viria a coroar o clube com o tão esperado título. O Bira vence a Ulbra no Ginásio do Ceat, em Lajeado, e conquista a taça, desta vez também com o patrocínio da Univates e da Charrua.
Em 2007, conquista o bicampeonato gaúcho e vice campeonato da Copa Sul, com o patrocínio da Univates. Em 2008, também patrocinado pela Univates, o Bira conquista o título de tricampeão gaúcho e novamente o vice campeonato da Copa Sul. A mesma equipe representa em 2009 o Rio Grande do Sul no Campeonato Nacional de Basquete, não conseguindo a classificação para disputar os play-offs.
Em 2011, depois de dois anos sem a categoria adulta, o Bira voltou com força total na briga pelo título de tetracampeão gaúcho com o patrocínio da Univates, Florestal Alimentos e Prefeitura Municipal de Lajeado, levando a taça do campeonato.
Em 2012, novamente com patrocínio da Univates, Florestal Alimentos e Prefeitura Municipal de Lajeado, uma conquista inédita do Clube: o Bira sagra-se campeão da Copa Brasil Sul de Basquete, colocando o Vale do Taquari em evidência. Em outubro, virá mais um desafio: o Campeonato Estadual, no qual o Clube busca o pentacampeonato.
O Clube conta com o patrocínio da Univates, Florestal Alimentos, Docile, Fruki e Prefeitura Municipal de Lajeado. São apoiadores a Unimed, Restaurante Pramios, Restaurante Nápoli, Kikão Lanches, Construtora Diamond, Imperatriz Hotel, CBTur, Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs) e Bergatur.

Fotos: Elise Bozzetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário