Acompanhando os estudantes da EMEF São Bento, a coordenadora pedagógica dos anos iniciais, Deonise Sell, relata muita alegria e expectativa das crianças em relação à prática de Basquete. “Eles adoram, estavam ansiosos para virem para o Ceat hoje participar da integração. O esporte tem beneficiado muito os alunos. O projeto tem beneficiado muito eles. Eu acredito na coletividade e na construção das relações, e o esporte fortalece eles enquanto seres humanos e enquanto estudantes, saber lidar com as situações imprevistas, com as dificuldades. O esporte proporciona o controle emocional e isso é muito bom, eles levam para a vida”, comenta a docente.
Quem esteve acompanhando o filho durante os jogos foi Rafael Stein, de Lajeado. Seu filho, Felipe, com 8 anos, joga nas escolinhas do Bira. “Meu filho adora esporte, adora jogar basquete. Como eu joguei 8 anos no Ceat/Bira, incentivo muito o Felipe a participar da escolinha. Sei que o basquete proporciona o senso de coletividade, o respeito ao outro, e isso são valores muito importantes para trabalhar”, sinaliza o pai orgulhoso.
Para o coordenador do projeto social do Ceat/Bira, Gustavo Lawisch, o projeto começou há 3 meses mas já traz resultados. “Já vemos um entrosamento grande dos alunos, aos poucos eles estão formando um vínculo forte, que é o que o esporte proporciona. A ideia é aos poucos incluir uma base tática, a questão de regras, disciplina. Por enquanto o trabalho está bem lúdico e voltado à integração”, sinaliza Lawisch.
As categorias de base do Ceat/Bira contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile e Fruki. São apoiadores a Pizzaria Chef Leon, Grupo Scapini, Unimed, Vidraçaria Lajeadense, Kikão Lanches, Lojas Dullius, Fisioterapeuta Felipe Graciola, Padaria Suíça, Elux Engenharia Elétrica, Restaurante Prâmios, Restaurante Henicka, Restaurante Tombado, Restaurante Bom Gosto, Restaurante Guth e Restaurante Q’Delícia.