O Basquete é nossa paixão

Lajeado, a "capital" do Vale do Taquari, é a sede do "Bira". No nosso clube, a paixão pelo basquete une famílias, amigos e toda a comunidade.

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Projeto Social do Ceat/Bira realiza integração crianças e adolescentes

Nesta quarta-feira, dia 11, a parceria Ceat/Bira recebeu crianças e adolescentes do projeto social realizado em 8 escolas do município: EMEFs São Bento, Porto Novo, Universitário, Lauro Müller e Campestre. No total, 250 estudantes são beneficiados pelas escolinhas. Além de jogos de integração, as crianças participaram de almoço e tiveram contato com atletas das equipes de competição, que ajudaram no evento como árbitros e treinadores. Os pequenos jogadores também tietaram o ex-atleta do Ceat/Bira Leonardo Waszkiewicz, o Meia, pivô que jogou o último NBB pelo Cearense e atualmente tem contrato com o Minas Basquete para a próxima temporada.

Segundo Meia, o projeto social do Ceat/Bira teve importância fundamental na sua vida. “ O Basquete é meu bem maior, ao lado da família, fez toda a diferença na minha vida. Todos os ensinamentos, a cultura que adquiri, veio muito do Basquete, dos anos de convívio que tive no Ceat/Bira. Esse projeto que está sendo feito em Lajeado é muito importante para a vida de muitos atletas, mesmo o que não chegaram a jogar profissionalmente. Todas as pessoas que eu conheço e passaram pelo Ceat/Bira hoje estão vencendo na vida, são grandes pessoas, bem encaminhados como profissionais e como cidadãos. O esporte te dá disciplina, companheirismo, educação. Jogar em grupo não é fácil e, por ser tão difícil, te traz muito conhecimento e competências que você leva para a vida”, comenta Meia.

Acompanhando os estudantes da EMEF São Bento, a coordenadora pedagógica dos anos iniciais, Deonise Sell, relata muita alegria e expectativa das crianças em relação à prática de Basquete. “Eles adoram, estavam ansiosos para virem para o Ceat hoje participar da integração. O esporte tem beneficiado muito os alunos. O projeto tem beneficiado muito eles. Eu acredito na coletividade e na construção das relações, e o esporte fortalece eles enquanto seres humanos e enquanto estudantes, saber lidar com as situações imprevistas, com as dificuldades. O esporte proporciona o controle emocional e isso é muito bom, eles levam para a vida”, comenta a docente.

Quem esteve acompanhando o filho durante os jogos foi Rafael Stein, de Lajeado. Seu filho, Felipe, com 8 anos, joga nas escolinhas do Bira. “Meu filho adora esporte, adora jogar basquete. Como eu joguei 8 anos no Ceat/Bira, incentivo muito o Felipe a participar da escolinha. Sei que o basquete proporciona o senso de coletividade, o respeito ao outro, e isso são valores muito importantes para trabalhar”, sinaliza o pai orgulhoso.

Para o coordenador do projeto social do Ceat/Bira, Gustavo Lawisch, o projeto começou há 3 meses mas já traz resultados. “Já vemos um entrosamento grande dos alunos, aos poucos eles estão formando um vínculo forte, que é o que o esporte proporciona. A ideia é aos poucos incluir uma base tática, a questão de regras, disciplina. Por enquanto o trabalho está bem lúdico e voltado à integração”, sinaliza Lawisch.

As categorias de base do Ceat/Bira contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile e Fruki. São apoiadores a Pizzaria Chef Leon, Grupo Scapini, Unimed, Vidraçaria Lajeadense, Kikão Lanches, Lojas Dullius, Fisioterapeuta Felipe Graciola, Padaria Suíça, Elux Engenharia Elétrica, Restaurante Prâmios, Restaurante Henicka, Restaurante Tombado, Restaurante Bom Gosto, Restaurante Guth e Restaurante Q’Delícia.

domingo, 8 de julho de 2018

BASQUETE: Projeto Social do Ceat/Bira reúne crianças e adolescentes

São 8 escolas municipais de Lajeado atendidas pela parceria

Nesta quarta-feira, dia 11, o dia será de integração e brincadeiras para as 250 crianças e adolescentes atendidas no Projeto Social Ceat/Bira. O encontro, que acontece uma vez por semestre, reúne estudantes de oito escolas municipais atendidas pelo projeto. Além de jogos de integração, as crianças ganham almoço e têm contato com atletas das equipes de competição, que estarão ajudando no evento como árbitros e treinadores.

“O objetivo deste evento é promover a participação e integração dos alunos. É um momento importante para as crianças, que se integram a outros atletas do projeto e passam um dia divertido e lúdico, e também para os atletas das equipes de competição, que vivenciam a liderança em quadra e ampliam sua visão de mundo”, comenta o coordenador esportivo do Ceat/Bira, Clairton Wachholz, o Xis.

O evento é gratuito aos estudantes do projeto e inicia às 8h, no Ginásio do Colégio Evangélico Alberto Torres.

Programação:
7h30 – transporte buscará os alunos nas EMEF’s
8h – Abertura
8h30- Início dos Jogos
12h – Almoço (gratuito)
13h – Reinício dos Jogos
15h - Encerramento

As categorias de base do Ceat/Bira contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile e Fruki. São apoiadores a Pizzaria Chef Leon, Grupo Scapini, Unimed, Vidraçaria Lajeadense, Kikão Lanches, Lojas Dullius, Fisioterapeuta Felipe Graciola, Padaria Suíça, Elux Engenharia Elétrica, Restaurante Prâmios, Restaurante Henicka, Restaurante Tombado, Restaurante Bom Gosto, Restaurante Guth e Restaurante Q’Delícia.

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Atleta da Docile/Ceat/Bira é convocada para defender Seleção Brasileira de Voleibol

A atleta da equipe Docile/Ceat/Bira (categoria infanto), Vitória Parise, foi convocada para o time da Seleção Brasileira. Com apenas 16 anos, a jogadora entrou nas equipes de voleibol do Ceat/Bira há apenas 5 anos e já coleciona convocações. Em treinamento no Rio de Janeiro até o dia 6 de julho, Vitória, juntamente com mais 12 atletas de todo o Brasil, parte para a Colômbia para defender a seleção brasileira sub-18 de 8 a 13 de julho, no sul-americano de Voleibol.

O sentimento da estudante do segundo ano do ensino médio do Ceat é de realização. “Estou muito feliz, não esperava ficar entre as 12, pois o elenco inicial era muito forte e todas as meninas são muito talentosas. É uma vitória muito grande conquistar essa convocação e darei o meu melhor em quadra”, comenta Vitória. Para ela, a seleção brasileira tem grandes chances. “Nosso time está muito afinado. Treinamos com muita intensidade e acredito muito no potencial da nossa equipe para trazer o título para o Brasil”, sinaliza.

Trabalho em quadra e rendimento em sala de aula

Vitória conta que começou a jogar voleibol pois era muito hiperativa. “Sempre fui muito agitada e meus pais me incentivaram a praticar um esporte. Entrei nas escolinhas do Ceat/Bira e isso me ajudou muito nos estudos pois eu conseguia ter foco e me concentrar melhor. Acredito que o esporte pode ajudar muito as pessoas, não apenas nos estudos, mas para a vida também. A gente aprende que não podemos vencer sozinhos, é preciso pensar como equipe, é preciso entender que estamos em um grupo e a cooperação é essencial para qualquer time ganhar”, comenta a jogadora.

Para o Diretor do Ceat, Rodrigo Ulrich, o esporte reflete no aprendizado do estudante. "A convocação da Vitória enche-nos de orgulho, pois é um símbolo do que acreditamos para a sociedade por meio da educação. Vivenciar o quanto o esporte no colégio contribui para que o estudante evolua, cresça e vá se formando como pessoa, cidadão para o mundo move-nos a persistir, a ampliar, intensificar nossas ações institucionais”, enfatiza Ulrich. O Diretor ainda ressalta as qualidades da estudante. “Sabemos que Vitória já faz a diferença, sabe trabalhar em equipe, é determinada, demonstra maturidade em relação ao que tem vivenciado e aprendido para além da quadra e dos treinos. Estamos na torcida e muito confiantes de que comemoraremos esse sul-americano mais de perto, no CEAT, com a nossa aluna Vitória”, vibra o Diretor.

As categorias de base do Ceat/Bira contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile e Fruki. São apoiadores a Pizzaria Chef Leon, Grupo Scapini, Unimed, Vidraçaria Lajeadense, Kikão Lanches, Lojas Dullius, Fisioterapeuta Felipe Graciola, Padaria Suíça, Elux Engenharia Elétrica, Restaurante Prâmios, Restaurante Henicka, Restaurante Tombado, Restaurante Bom Gosto, Restaurante Guth e Restaurante Q’Delícia.

domingo, 1 de julho de 2018

Basquete: Equipes Ceat/Bira vencem 4 jogos contra a Sogipa

No último final de semana, mais uma rodada do Campeonato Estadual de Basquete com saldo super positivo para as equipes Ceat/Bira. Jogando em Porto Alegre, contra as categorias de base da Sogipa, foram quatro jogos e quatro vitórias para os elencos lajeadenses.

O primeiro time a entrar em quadra foi o Univates/Ceat/Bira, categoria sub 13, que venceu por 53 x 46. O cestinha da partida foi Vitor, com 17 pontos, seguido por Artuzzo e Pedro Agostini, ambos com 10 pontos na partida. O Fruki/Ceat/Bira, categoria sub 14, fechou o placar com mais folga: 56 x 36. Destaque para Leonardo, com 25 pontos e Kleber, com 12 pontos.

Quem também dominou o jogo foi a equipe Docile/Ceat/Bira, categoria sub 17, que impôs ao adversário um placar de 66 x 47. Sandro foi o atleta que mais pontuou, com 22 pontos, seguido por Pedro e Eduardo, ambos com 17. Já o destaque ficou para a categoria sub 20, Ceat/Bira, que venceu por 82 x 51 sendo Matheus o maior pontuador, com 32 pontos, seguido por Xandão, com 20.

Para o técnico Ubirajara Hertzer, o Bira, as equipes estão crescendo no campeonato. “É um campeonato longo, temos muito jogo pela frente, mas as equipes estão se desenvolvendo e mostrando foco em quadra”, sinaliza o técnico.

As categorias de base do Ceat/Bira contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile e Fruki. São apoiadores a Pizzaria Chef Leon, Grupo Scapini, Unimed, Vidraçaria Lajeadense, Kikão Lanches, Lojas Dullius, Fisioterapeuta Felipe Graciola, Padaria Suíça, Elux Engenharia Elétrica, Restaurante Prâmios, Restaurante Henicka, Restaurante Tombado, Restaurante Bom Gosto, Restaurante Guth e Restaurante Q’Delícia.