Sinônimo de garra e espírito coletivo, o Clube Atlético Ubirajá, celeiro de grandes talentos do Basquete gaúcho e nacional, tem no currículo inúmeros títulos nas categorias de base e adulta no decorrer de seus 57 anos de história. Atletas do Clube brilharam e brilham em competições nacionais e internacionais, defendendo grandes equipes e até seleções. Este ano, o Clube reinicia mais uma atividade em parceria com
o Ceat e Prefeitura Municipal de Lajeado, oferecendo escolinhas e equipes de voleibol para crianças e adolescentes do Vale do Taquari.
O investimento em voleibol tem como objetivo oferecer de forma gratuita a estudantes de toda a região a oportunidade de praticar um esporte coletivo voltado à integração e socialização da criança. “A parceira do Ceat tem sido fundamental para o Bira pois o Colégio oferece todo o apoio, espaço físico e professores. O Ceat coloca sua infraestrutura a serviço de toda a comunidade em prol de um projeto que beneficia
inúmeras crianças. Este ano, com os projetos sociais, pretendemos atender mais de 400 alunos com atividades que propiciam a socialização, o desenvolvimento psicomotor e a formação esportiva das crianças e adolescentes”, explica o coordenador esportivo do Clube, Clairton Wachholz, o Xis.
Para o Diretor do Ceat, Rodrigo Maurício Ulrich, o colégio sempre teve em sua proposta uma visão ampla de formação, abrangendo assim, outras áreas e inteligências. “O esporte é parte integrante do projeto pedagógico do Ceat. Com isso a prática esportiva, seja em atividade curriculares obrigatórias ou optativas, se faz presente, uma vez que o esporte nos remete à responsabilidade com a saúde da pessoa, nesse
caso, do aluno, bem como habilidades e competências relacionadas à atitude da criança e do jovem”. O Diretor ainda ressalta que a prática esportiva além de desenvolver habilidades e competências fomenta a construção de valores e princípios saudáveis à convivência. “Entendemos que com o esporte, é possível desenvolver espírito, a força de vontade, a persistência, a organização, a disciplina, promover a superação de dificuldades, a solidariedade, trabalho em equipe e respeito”, completa.
O projeto tem capacidade de atender uma populaçao de 400 crianças entre escolinhas, projeto social e equipes de competição devido à parceria com a Prefeitura Municipal de Lajeado, que viabiliza parte da condição financeira para as diversas modalidades e formação de equipes. Conforme o secretário da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Paulo Tori, parcerias como esta entre Ceat/Bira e Prefeitura oportunizam acesso aos jovens de baixa renda, pois terão condições de praticar uma modalidade esportiva que lhes interessa, sem custo. "Com nossa contrapartida, poderemos viabilizar a participação
das crianças e adolescentes que se interessam por este esporte. É extremamente importante e positivo promover ações deste tipo, pois as crianças são as maiores beneficiadas, além do fato de ir na direção proposta pelo prefeito Luís Fernando Schmidt, que é possibilitar mais qualidade de vida aos cidadãos."
O projeto
O Projeto será desenvolvido somente no naipe Feminino, ficando o masculino para a modalidade do basquetebol. Os treinos iniciaram em março e já contam com cerca de 90 atletas de diversos municípios e escolas da região praticando o voleibol. A participação é gratuita e voltada a alunos tanto da rede pública quanto particular de ensino, de qualquer cidade de nossa região.
A meta para 2013 é aumentar o número de crianças atendidas para 150 e classificar uma equipe entre as 4 melhores do Estado. Para Indianara Gonçalves, treinadora das equipes de Vôlei Ceat/Bira, este ano foi iniciado um novo trabalho, com nova estrutura e metodologia. “Estou muito feliz por poder fazer parte deste início de história e muito entusiasmada porque estamos com a matéria prima, que são as atletas. Agora é preciso trabalhar bastante para as meninas adquirirem uma boa qualidade técnica”, comenta
Áreas de atuação
Projeto Social - O núcleo do Ceat/Bira está em desenvolvimento desde março atendendo cerca de 40 crianças. A partir de maio o atendimento será ampliado para mais 3 núcleos em parceria com a prefeitura Municipal. Estas atividades serão desenvolvidas dentro de Escolas da rede Municipal. A meta é de atingir 100 crianças até o final do ano.
Escolinhas – As escolinhas, que não tem como objetivo principal a participação de competições, são desenvolvidas no Ceat e abertas a alunos de todas as escolas. O objetivo é despertar o gosto pela prática do voleibol, usando como importante ferramenta educacional, bem como ser um celeiro para as equipes de competição. São aceitas inscrições o ano todo. Para participar, basta comparecer nos horários de treino:
Escolinha Feminina - nascidas em 2006 a 2004 – treinos em segundas e terças-feiras, das 13h30min às 14h50min
Mini A Feminino - nascidas em 2002 e 2003 – treinos em quartas e sextas-feiras, das 13h30min às 15h
Mirim e infantil B – nascidas em 2001 a 1998 – treino em segundas e terças-feiras, das 16h30 às 17h30
Turno inverso, para alunas que estudam no turno da tarde - nascidas em 2003 a 2006 – treinos em quartas-feiras das 10h30min às 11h40min e em sextas-feiras das 9h30min às 10h40min.
Mirim – nascidas em 2001 e 2000 – treinos em segundas, terças e sextas, das 15h às 16h30.
Infantil – nascidas em 1198 e 1999 – treinos em segundas e terças-feiras das 17h30 às 19h30 e sextas-feiras das 16h30 às 18h.
Competições – Em 2013, as equipes de competição participarão de diversos campeonatos. As atletas do Fruki/Ceat/Bira (Mirim) e Lojas Wessel/Ceat/Bira (Infantil) participarão de jogos amistosos e torneios, além de competir na Copa RS, Campeonato Internacional de Estrela, Campenato Estadual e na Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação (Onase).
A equipe Docile/Ceat/Bira participará do Encontro de minivôlei no Ceat, Encontros de Integração, e a Copa RS de minivôlei em são Leopoldo, em data a ser marcada, além do Campeonato Estadual.
As categorias de base do Ceat/Bira nas modalidades Voleibol e Basquete contam com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Lajeado, Perfeysom, Univates, Docile, Fruki, Lojas Wessel e Unimed. São apoiadores o Kikão Lanches, Restaurante Prâmios e Restaurante Nápoli.
Texto: Elise Bozzetto
Fotos: Nicole Morás
Nenhum comentário:
Postar um comentário