O Basquete é nossa paixão

Lajeado, a "capital" do Vale do Taquari, é a sede do "Bira". No nosso clube, a paixão pelo basquete une famílias, amigos e toda a comunidade.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Clube Atlético Ubirajá está em luto

Na última segunda-feira, Alex Orsolini, atleta das categorias de base e adulto de 2005 a 2007, faleceu no México, em decorrência de uma cardiopatia, deixando atletas, técnicos e dirigentes do Bira em luto.

Com 23 anos, Alex conquistou vários títulos pelo Bira. Foi campeão em 2005 do Jirguinhos, em 2006 participou do primeiro título adulto do Univates/Ceat/Bira, em 2007 foi campeão gaúcho juvenil e campeão brasileiro de seleções, representando o RS.

Para o técnico e amigo Clairton Wachholz, o Xis, Alex foi um atleta exemplar. “Muito disciplinado e dedicado, o Alex foi um grande guerreiro. Pessoa sempre com astral positivo, companheiro nas horas boas e ruins, sempre ajudando seus  companheiros de equipe. Por onde passava, irradiava felicidade”. 

Da convivência no Bira o Alex cultivou grandes amigos que continuaram a caminhada, mesmo afastados do basquete, juntos, compartilhando bons momentos e revivendo as lembranças do tempo vivido em Lajeado.

domingo, 20 de maio de 2012

Univates/Florestal Alimentos/Bira: dever cumprido e campeonato gaúcho à vista


Há 3 meses o Univates/Florestal Alimentos/Bira, depois do título invicto de tetracampeão gaúcho em 2011, teve de reestruturar a sua equipe para enfrentar a Copa Brasil Sul de Basquete Adulto Masculino.

A comissão técnica apostou num grupo reduzido de atletas (9 adultos e 6 jogadores da base), que mostraram que quantidade não é sinônimo de qualidade. Enfrentando grandes equipes em quadra, aos poucos a equipe foi acertando os ponteiros, construindo-se como grupo e ajustando as estratégias táticas. Foram 10 jogos pelo turno e returno da Copa Sul. Depois de se classificar em segundo lugar para a quadrangular final, o Bira foi ao Paraná enfrentar as 4 melhores equipes do Sul do Brasil. Na casa do favorito e líder Campo Mourão, o Univates/Florestal Alimentos/Bira jogou uma grande partida  trazendo o título inédito de campeão sul-brasileiro e garantindo a vaga para a Super Copa Brasil.

Em São Paulo, pela Super Copa, apesar de estar com dois atletas machucados e enfrentar equipes tradicionais de São Paulo, o time fez uma ótima campanha mas não conseguiu a tão sonhada vaga para o NBB. Chegou perto de conquistar a vaga na semifinal contra Mogi, mas a estrutura montada pela equipe sede para chegar ao NBB falou alto em alguns momentos de decisão da arbitragem. O sonho do Bira chegou ao fim na bola decisiva do jogo, quando a arbitragem ignorou uma falta para o time do Vale do Taquari, tirando a possibilidade do Univates/Florestal Alimentos/Bira bater 3 lances livres e tentar o empate do jogo. A equipe voltou para casa com o quarto lugar na competição.

Para o técnico da equipe, Antônio Krebs Junior, o Pitu, a trajetória foi típica de um time campeão. “Começamos a Copa Sul com pouco treino e saíamos ganhando. Tivemos algumas dificuldades mas na quadrangular final confirmamos o perfil guerreiro e que cresce nos momentos decisivos. Na Super Copa foi a mesma coisa, me arrisco a dizer que fomos o único time dentro da competição, mesmo com vários problemas, que subiu de padrão. Uma pena não chegarmos à final”.

O sentimento é de dever cumprido, segundo o coordenador técnico, Clairton Wachholz, o Xis. “Saímos de cabeça erguida e com uma certeza: essa equipe montada para o primeiro semestre foi motivo de muito orgulho para o Bira e região. Esperamos poder contar com esse grupo de atletas rumo ao pentacampeonato gaúcho e agradecemos à Univates, à Florestal Alimentos, à Prefeitura de Lajeado e apoiadores pelo engajamento. Esperamos contar com todos novamente no segundo semestre”.

Com a palavra, os atletas

O Bira, conhecido por despertar nos atletas desde cedo a paixão não só pelo basquete mas pela causa e pelo projeto do Clube, sempre teve como característica provocar o sentimento guerreiro em quadra e reforçar o espírito de grupo, em detrimento do individualismo. Para Cauê Verzola, ala/armador da equipe, essa experiência vai ficar marcada em sua trajetória. “Fazer parte do Univates/Florestal Alimentos/Bira foi para mim a afirmação de tudo que eu já pensava sobre a cidade de Lajeado e as pessoas envolvidas no projeto. Lajeado me surpreendeu de todas as formas positivas, uma cidade que me acolheu como nenhuma outra. Hoje eu sinto como se fosse nascido e criado aqui, tenho muito orgulho de representar essa cidade pelo país, muito orgulho de ter tido a oportunidade de ser o capitão dessa equipe que eu aprendi a respeitar, acreditar e amar com o tempo. Fazer parte do Bira significou a melhor fase da minha vida pessoal e profissional. Me sinto completamente em casa em Lajeado e aprendi que o Bira é mais do que uma equipe, é uma causa. Espero estar sempre junto ao Bira e ajudando o Clube a voltar logo para o topo do basquete nacional”.

Bruno Ferreira, ala/pivô, ressalta este espírito de grupo construído. “Conheci verdadeiros guerreiros e homens de superação. Profissionais não só dispostos a crescerem pessoalmente mas também a ajudarem um time a crescer no cenário nacional e acho que todos nós conseguimos isso. Embora não tenhamos conquistado nosso objetivo de disputar a próxima temporada do NBB, acredito que não há motivos para tristezas ou para baixar a cabeça, pois jogamos de igual para igual com os grandes de São Paulo, e isso é motivo de orgulho não só para cada um de nós, mas também para a cidade de Lajeado. O Univates/Florestal Alimentos/Bira foi um time montado às pressas, mas com a felicidade de ter encontrado as peças certas para cada setor. Foram apenas 3 meses mas parece que foram muito mais pois tivemos tanta empatia no grupo e pela causa que parecia que todos nós (jogadores, dirigentes, apoiadores, torcedores, imprensa) já nos conhecíamos há anos. Não hesito ao afirmar que construímos uma família e um grupo de verdadeiros guerreiros que realmente vestem a camisa da entidade que defendem. Por isso só tenho a agradecer a todos os dirigentes, comissão técnica, patrocinadores, imprensa e torcedores pelo apoio de sempre e pela confiança que depositaram não só em mim, como na equipe como um todo. Agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de trabalhar com verdadeiros profissionais e amantes do basquete brasileiro. De coração espero que essa última semana de jogos que tivemos em São Paulo não tenha sido um adeus, e sim um até logo. Porque agora mais do que nunca eu quero continuar fazendo parte desse projeto e ajudar o Bira a figurar entre os grandes do basquete nacional”, ressalta.

O próximo desafio do Bira será o Campeonato Gaúcho, que acontece no segundo semestre, em data ainda a ser definida. O Clube conta com o patrocínio da Univates, Florestal Alimentos e Prefeitura Municipal de Lajeado. Como apoiadores, a Unimed VTRP, Construtora Diamond, Kikão Lanches, Imperatriz Hotel, CBTur, Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs) e Bergatur.

Fotos: Elise Bozzetto

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Categorias de base do Ceat/Bira viajam em busca de vitórias

As equipes de basquete masculino Fruki/Ceat/Bira (sub 14) e Docile/Ceat/Bira (sub 17) estarão no próximo dia 19 de maio em Santa Maria, enfrentando as equipes do Corintians Atlético Clube. O jogo do sub 14 acontece às 14h e do sub 17 às 16h. Na primeira rodada pelo Campeonato Gaúcho de Basquete o Docile/Ceat/Bira ganhou os dois jogos disputados em casa. Já o Fruki/Ceat/Bira teve apenas um jogo e não conseguiu vencer o adversário.

Para o técnico Ubirajara Hertzer, o Bira, as equipes estão em inicio de temporada e o trabalho está focado em  mesclar os treinos com parte técnica e tática. “Vamos a Santa Maria em busca de 2 vitórias, mesmo sabendo das dificuldades que encontraremos”, finaliza.

Além dos patrocinadores Docile, Fruki e Univates, as categorias de base do Ceat/Bira contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Lajeado, Unimed, Restaurante Pramios, Restaurante Nápoli e Kikão Lanches.

Novos atletas:
Crianças e adolescentes de 7 a 14 anos de toda a Região do Vale do Taquari podem participar das Escolinhas Esportivas do Ceat/Bira. O objetivo das escolinhas é promover a socialização, o desenvolvimento psicomotor e a formação esportiva das crianças e adolescentes participantes do projeto através de aulas de basquetebol. Além disso, por meio das escolinhas é possível detectar futuros talentos esportivos. O Ceat/Bira é celeiro de grandes atletas que representam o Basquete do Estado e do País em competições.
Para Clairton Wachholz, o Xis, coordenador técnico do Ceat/Bira, o trabalho é reconhecido na comunidade. "Temos na nossa comunidade parceiros que fazem com que o projeto tenha continuidade. Pessoas e empresas que investem no esporte como uma forma de valorização do indivíduo e formação cidadã. Valores como coletividade, espírito de grupo, comprometimento e superação são trabalhados através do esporte coletivo, como o basquete".
Para participar basta comparecer aos locais de treino. A participação é gratuita:
Mini feminina – nascidas em 2000 a 2003 - Terças e sextas – 13h30min às 14h40min no Ceat
Iniciantes feminino – nascidas em 1998 a 2000 – Terças - 14h40min às 16h no Ceat
Pré-Mini masculino – nascidos em 2004 a 2005 - Quartas e sextas – 13h30min às 14h40min no Ceat
Mini B masculino – nascidos em 2002 a 2003 - Quartas e sextas – 14h40min às 15h50min no Ceat
Mini A masculino – nascidos em 2000 a 2001 - Segundas, quartas e sextas – 16h15min às 17h30min no Ceat
Mirim Masculino – nascidos em 99 - Segundas, quartas e sextas– 17h30min às 19h  no Ceat
Infantil Masculino – nascidos em 98 –
Segundas – 13h30min às 15h no Claudião
Terças -16h às 17h30min no Ceat
Quartas – 13h30min às 15h no Ceat
Sextas – 14h40min às 15h40min no Ceat

Foto: Equipes do Ceat/Bira enfrentam Corintians de Santa Maria
Crédito: Elise Bozzetto

terça-feira, 15 de maio de 2012

Univates/Florestal Alimentos/Bira vence na estreia da Super Copa Brasil

A equipe do Univates/Florestal Alimentos/Bira iniciou hoje na Super Copa Brasil com vitória. O time enfrentou o Assembleia Paraense vencendo por de 79 X 70 e conquistando a vice-liderança de sua chave. Nesta quarta-feira, 16, o Bira enfrenta o Piracicaba. A vitória garante ao time do Vale do Taquari vaga nas semifinais.

Com parciais de 17x16, 31x24, 59x39 e placar final de 79x70, a equipe do Bira teve como maiores pontuadores o pivô Marcão, o ala/pivô Fernando e o ala Christian, com 14 pontos cada.

CHAVES:

GRUPO A
Mogi das Cruzes
Sport Recife
Campo Mourão
Palmeiras


GRUPO B
XV de Piracicaba
Assembleia Paranaense
Univates/Florestal Alimentos/Bira
Planalto

TABELA DE JOGOS:

PRMEIRA RODADA - QUARTA-FEIRA, 16
14:00 - Planalto de Basquete/IESPLAN (DF) x Assembléia Paraense (PA)
16:00 - Univates/Florestal Alimentos/Bira (RS) x XV Piracicaba (SP
18:00 - S.E. Palmeiras (SP) x Sport Club do Recife (PE)
20:00 - F. E. Campo Mourão (PR) x Mogi das Cruzes/SaniFill (SP)


PRMEIRA RODADA - QUINTA-FEIRA, 17
14:00 - XV Piracicaba(SP) x Assembléia Paraense (PA)
16:00 - Univates/Florestal Alimentos/Bira (RS) x Planalto de Basquete/IESPLAN (DF)
18:00 - Campo Mourão (PR) x S.E. Palmeiras (SP)
20:00 - Mogi/SaniFill (SP) x Sport Club do Recife (PE)

domingo, 6 de maio de 2012

Basquete do Ceat/Bira comemora convocações


 
Os times de basquete do Ceat/Bira desde o início do ano comemoram as convocações de seus atletas para as respectivas seleções gaúchas. A equipe Fruki/Ceat/Bira teve atletas convocados pela categoria sub 15 masculina.  João Antônio Cocconi, Vigo Eduardo Ely, Leonardo Girardi,  Dener A. Bianchini e  Bernardo Fornari participam do Campeonato Brasileiro no segundo semestre. A seleção gaúcha já iniciou os treinos.

Também foram convocadas, em abril, para integrar a Seleção Gaúcha Feminina sub 17 duas atletas da Perfeysom/Ceat/Bira, que figuram entre as dezoito melhores atletas do estado. Laura Giovanella Kraemer e Bibiana Munhoz Roos, ambas com 16 anos, jogam basquete há sete. Laura é uma lateral de 1,69m com ótimo aproveitamento de 3 pontos e Bibiana, com 1,72m, é a armadora da equipe lajeadense. O Campeonato Brasileiro aconteceu em abril, na cidade de Palmas, no Paraná, e reuniu a elite do basquete feminino nacional. Somente as oito melhores seleções do país participaram, sagrando-se campeã a delegação de São Paulo.

Já na convocação da Seleção Gaúcha sub 17 masculina, cinco atletas do Docile/Ceat/Bira estiveram entre os 16 pré-selecionados a integrar o time que representou o estado no Campeonato Brasileiro sub 17, realizado em Anápolis, Goiânia, de 08 a 14 de abril. Os jogadores selecionados foram: Wilson Guilherme Markus, Luís Fernando Jasper, João Leonardo Volken, Arthur Johann Rohrig e Augusto Wallauer. Nesta competição, SP também sagrou-se campeão.

O Ceat/Bira conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lajeado, que há anos investe na modalidade. Também renovaram patrocínio com a base a Docile, Fruki e Univates, que já investiam nas equipes no ano passado. São apoiadores ainda a Unimed, Restaurante Prâmios, Restaurante Nápoli e Kikão Lanches

Quatro atletas do Ceat treinam no time adulto do Ceat/Bira

Quatro alunos do Ceat, atletas do time sub17 do Ceat/Bira, participaram da conquista da Copa Sul de Basquete pela equipe Univates/Florestal Alimentos/Bira no último final de semana sobre o time de Campo Mourão, na casa do adversário. Wilson Guilherme Markus, Luís Fernando Jasper, André Luis Weber de Vargas e Augusto Wallauer, todos alunos do Ensino Médio, participam dos treinos da equipe adulto desde o campeonato estadual do último ano. De acordo com o técnico Ubirajara Hertzer, a participação destes atletas no time adulto é resultado da parceira consolidada entre o Ceat e o Bira. "Esses mesmos atletas também venceram a Onase pela equipe sub17 em 2011, o que mostra o grande potencial dos meninos", afirmou Bira.

Texto: Nicole Morás - Ceat

quarta-feira, 2 de maio de 2012

CBB define times da Super Copa


Com os resultados dos jogos do último final de semana, já estão definidos os oito clubes participantes da Super Copa Brasil – masculino – de Basquete. A competição, que será realizada em Mogi das Cruzes entre os dias 14 e 20 deste mês, é a porta de entrada para o Novo Basquete Brasil (NBB) da temporada 2012/13. A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) oficializou as últimas vagas para os sulistas do Univates/Florestal e Campo Mourão, o Planalto (DF) e o nortista Assembleia Paraense.

Os times se juntam ao Mogi, Palmeiras e XV de Piracicaba, representantes da Região Sudeste, e ao Sport Recife, da Região Nordeste, na disputa que vai apontar duas vagas ao NBB.

A Super Copa Brasil será disputada por oito equipes em fórmula simples: dois grupos de quatro times, onde jogam todos contra todos. Os dois primeiros passam às semifinais. Os dois melhores fazem a decisão e garantem o direito de participar do NBB 2012/13, desde que atendam as exigências da Liga Nacional de Basquete (LNB) e da própria CBB. O campeão ainda conquista uma vaga em um torneio sul-americano.

Categorias de base iniciam no Campeonato Estadual


O Campeonato Gaúcho de Basquete iniciou no último final de semana para as categorias de base do Ceat/Bira. A primeira rodada de jogos foi em casa, no Ginásio do Ceat. O Docile/Ceat/Bira (categoria sub 17 masculina) entrou em quadra na sexta-feira, dia 27, contra a Ginástica, de Novo Hamburgo. A equipe do Vale do Taquari levou a melhor, fechando o placar em 70 x 50. No sábado, o adversário foi o Sinodal, que também perdeu para o Bira com placar de 71 x 56.

A equipe Fruki/Ceat/Bira (categoria sub 14 masculina) também jogou no sábado à tarde contra o Sinodal, São Leopoldo. Os atletas não conseguiram administrar os erros em quadra e acabaram perdendo por 60 x 75.

Além dos patrocinadores Docile, Fruki e Univates, as categorias de base do Ceat/Bira contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Lajeado, Unimed, Restaurante Pramios, Restaurante Nápoli e Kikão Lanches.

Foto: Elise Bozzetto