Alana, que começou a jogar com apenas 8 anos nas escolinhas municipais de Lajeado, se encantava pelos treinos do Ceat/Bira. “Comecei a participar das escolinhas de Lajeado por influência de minha irmã e de minha mãe, que sempre jogaram vôlei. Aprendi o básico e tomei muito gosto pelo esporte. Tanto que eu queria mais. Quando olhava os treinos do Ceat/Bira ficava apaixonada, queria muito estar ali. Um dia comentei com uma colega que queria muito ir para o Bira mas não tinha companhia. Por acaso ela também queria ir e decidimos começar juntas na equipe”, conta Alana, que ingressou nas equipes na metade de 2014.
Com os treinos, Alana já notava mudanças. “Tive uma rápida evolução. Os treinos eram mais puxados, com maior carga horária. Logo comecei a ter mais responsabilidade. Notei também mudanças físicas, mais força, mais tonificação”, lembra. Mas, a principal mudança, segundo a atleta, foi na educação, quando iniciou os estudos no Ceat, em 2016. “Eu treinava no Ceat/Bira mas estudava em escola pública. Tinha dificuldades de me organizar, não gostava de estudar”, comenta. Para Alana, a metodologia de ensino e a autonomia exigida foram essenciais para sua evolução. “Aprendi a gostar de estudar, me senti desafiada o tempo todo e me desenvolvi para o trabalho em grupo. Era muito tímida, introvertida e disciplinas como Aulas Cênicas me ajudaram a perder a vergonha de me expôr e ser mais confiante”, conta.
Entre os principais títulos conquistados por Alana nas equipes do Ceat/Bira estão: Campeã brasileira com a Seleção Gaúcha em 2016, Campeã do Cergs 2016, Vice-campeã da Onase 2016, Bicampeã Sacada Inteligente (2016 e 2017), Campeã gaúcha em 2017 e Vice-campeã do Festival Internacional de Estrela em 2017.
Segundo a estudante, que iniciará os estudos do ensino médio em São Paulo, a expectativa é grande. “Estou muito ansiosa. Sei que será uma rotina bem difícil, com muito treino, foco, estudo e pouca vida social. Mas quero me dedicar 100% ao esporte pois acredito no meu futuro nesta carreira”, vibra. Quanto ao Ceat/Bira, a menina já sente saudades. “Só tenho a agradecer por esse clube e essa escola terem me acolhido tão bem e me ajudado no desenvolvimento não só como atleta mas como pessoa, como estudante. Foi por causa do Ceat/Bira que pude evoluir e serei eternamente grata às treinadoras, aos professores e colegas que fizeram parte da minha caminhada”, finaliza.
As categorias de base do Ceat/Bira contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile e Fruki. São apoiadores a Unimed, Vidraçaria Lajeadense, Kikão Lanches, Padaria Suíça, Restaurante Prâmios, Restaurante Henicka, Restaurante Tombado e Restaurante Q’Delícia.
Foto: Alana e a técnica Indianara Gonçalves. Crédito: Elise Bozzetto