O Basquete é nossa paixão

Lajeado, a "capital" do Vale do Taquari, é a sede do "Bira". No nosso clube, a paixão pelo basquete une famílias, amigos e toda a comunidade.

domingo, 5 de março de 2017

Clube Atlético Ubirajá tem nova diretoria

Gestão pretende ampliar atuação do Bira

O Clube Atlético Ubirajá, o Bira, que faz parte da história do Vale do Taquari desde 1955, apresentou sua nova diretoria. O presidente, Valmor Spellmeier, que há 18 anos está à frente do Clube, ganha reforços de peso: ex-atletas voltam ao Bira desta vez para ampliar a atuação do Clube e buscar novas parcerias e projetos. Atualmente, o Bira, em parceria com o Ceat, atende crianças e adolescentes em escolinhas de basquete, equipes de competição e projetos sociais. Recentemente o Clube também assumiu escolinhas de voleibol, beneficiando no total mais de 350 jovens em atividades de esporte.

Como vice-presidente, assume Rodrigo Campagnoni Villa. Da geração 83, Rodrigo jogou no Ceat/Bira de 1996 a 2001, sagrando-se vice-campeão da ONASE em 1999 e campeão  gaúcho juvenil em 2001. “Para mim, o Bira foi fundamental para a formação do meu caráter e dos meus valores pessoais. Ensinou lições de perseverança, trabalho em equipe, disciplina e principalmente espírito de luta e vitória. Foram 5 anos de muita dedicação aos treinamentos, de aprendizado e de grandes conquistas dentro das quadras. Hoje colho conquistas e realizações na minha vida. Obrigado ao Bira, a todos os profissionais que dedicaram parte do seu tempo por este ideal, e em especial ao professor Xis, que além de educar e formar alunos, prepara cidadãos com grandes valores para o mundo. Agora, é hora de retribuir e colaborar para a continuidade deste importante trabalho social”, declara o agora vice-presidente.

Assume também como tesoureiro Fabiano Oliveira de Oliveira, da geração 79, tendo atuado como atleta de 1990 a 1996. Como segundo tesoureiro o Bira conta com Régis Lopes Arenhart, bicampeão gaúcho pelo Ceat/Bira, atleta de  2000 a 2010, geração 93. Ronaldo José Echkardt, da geração de 77, jogou de 1990 a 1996 e foi bicampeão da ONASE em 1991 e 1993, e vice–adulto com o Minuano/Bira em 1995, retornando ao Bira como primeiro Secretário. Rafael Kreling, da geração de 80, jogou no Ceat/Bira de 1990 a 1999, foi campeão gaúcho escolar em 1993 e participou da seleção gaúcha. Rafael assume como segundo secretário.


No Conselho Fiscal ficam os treinadores Clairton Wachholz, o Xis, que há 28 anos atua no Bira como técnico e gestor esportivo; Ubirajara Hertzer, o Bira, que também tem uma longa caminhada de Bira: 20 anos como treinador, ao lado de Régis Ecke, que já atuava na direção nas últimas gestões.


Para Xis, pela trajetória que todos tiveram no Ceat/Bira e pelo significado que este projeto tem na vida e formação pessoal de cada um deles, os novos integrantes da diretoria darão novo fôlego aos projetos do Clube. “Nos 3 momentos de trabalho que tivemos, é notório o envolvimento do grupo, o brilho nos olhos dos novos membros. Juntamente com nosso presidente Valmor, eu e o Bira, podemos dizer que nosso projeto ganha força e combustível para quem sabe, num futuro bem próximo, podermos sonhar com o Ceat/Bira voando alto”, enfatiza Xis.


Já para Régis Lopes Arenhart, a tarefa será uma forma de ajudar no desenvolvimento de jovens e retribuir o seu próprio crescimento. “Durante minha infância e adolescência participei de todas as categorias de base do Bira, foram aproximadamente 10 anos praticando basquete, às vezes com sete treinos na semana e mais treino físico. Era puxado, mas eu adorava. Agora convidado a fazer parte da diretoria do clube, assumo meu cargo com todo o prazer, pelo respeito e admiração aos treinadores e ao clube e com a esperança de que muitas crianças e adolescentes tenham a oportunidade de praticar o basquete, participar de campeonatos a nível estadual e desenvolver suas habilidades, ajudando na educação e desenvolvimento desses jovens”, afirma.


As categorias de base do Ceat/Bira contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile e Fruki. São apoiadores a Unimed, Lajeadense Vidros, Kikão Lanches, Padaria Suíça, Restaurante Prâmios, Restaurante Henicka, Restaurante Tombado, Restaurante Q’Delícia, Restaurante Nápoli e Fisioterapeuta Felipe Gazziola.


Confira a nova diretoria:

Presidente – Valmor Spellmeier

Vice- Presidente – Rodrigo Villa

1º Tesoureiro – Fabiano Oliveira de Oliveira

2º Tesoureiro – Régis Lopes Arenhart

1º Secretário – Ronaldo José Echkardt

2º Secretário – Rafael Kreling

Conselho Fiscal

Régis Ecke

Clairton Wachholz (Xis)

Ubirajara Régis Hertzer (Bira)


FOTO ( esquerda para direita): Régis, Bira, Rafael, Rodrigo, Xis, Valmor, Fabiano e Ronaldo