O Basquete é nossa paixão

Lajeado, a "capital" do Vale do Taquari, é a sede do "Bira". No nosso clube, a paixão pelo basquete une famílias, amigos e toda a comunidade.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Mais um ex-atleta do Bira é destaque nacional


Matheus Dalla Barba: um nome que ainda vai brilhar muito no basquete brasileiro. O atleta de 21 anos, que conheceu o esporte pelo Ceat/Bira, foi convidado para treinar junto com a Seleção Brasileira Olímpica. Treinando em Foz do Iguaçu, o jogador tem chamado a atenção e se consolida como uma das maiores apostas para o futuro do basquete nacional.

Apesar de não ir para as Olimpíadas de Londres e estar somente treinando com a Seleção, o técnico brasileiro Rubén Magnano aposta em Matheus: “Acho que é um jovem que está progredindo muito, vinha seguindo ele de um estadual há dois anos, agora tivemos a possibilidade de tê-lo conosco convidado. Ele fez um trabalho muito bom lá”, comentou Magnano.

O ala tem contrato com Limeira e esteve emprestado ao Vila Velha na última temporada. Matheus é tratado com muita atenção por Rubén Magnano, que o considera um atleta que muito em breve pode chegar a um nível internacional. “Tem o biotipo, tem uma mão muito boa, um chute muito rápido, muito efetivo. Ainda deve trabalhar a parte física dele, tanto defensiva quanto ofensivamente. Acho que ele, sem dúvida, vai evoluir ano a ano. A gente viu isso, olhou isso na última temporada no Vila Velha. Então, se continua desse jeito, prontamente estaremos falando de um jogador que muito importante”, analisou Magnano.

Tais características levam Rubén Magnano a considerar Matheus Dalla o jovem jogador brasileiro mais parecido com Marcelinho Machado, cestinha do Flamengo e excepcional chutador, que deve se despedir da seleção após as Olimpíadas de 2012. Dalla concorda com as similaridades do jogo e confessa se espelhar bastante no ala carioca: “Eu tento tirar um pouco de cada um. Eu tento ver muito o Marcelinho, eu acho que sou muito parecido com ele na questão de físico, de posição, acho que nosso jogo é muito parecido. Então ele é o cara que eu tento assim, mais me espelhar, olhar o que ele faz dentro da quadra. Mas eu tiro algo de todo mundo”.

Marcelinho Machado, um dos mais dominantes jogadores da história do basquete brasileiro, endossou as análises e referendou o substituto: “É um jogador que tem, por característica, esse chute rápido, é um chutador puro. É um jogador muito esforçado, a gente percebe pelos treinos que ele realmente se dedica bastante. Tem um futuro brilhante pela frente”.

A trajetória no Bira

Matheus estudou no Ceat e se apaixonou pelo basquete nas escolinhas do Bira. Para o técnico e amigo, Clairton Wachholz, o Xis, é um grande orgulho acompanhar a trajetória de sucesso do ex-atleta. “Ele foi nosso único atleta que foi tricampeão adulto: em 2006, com apenas 15 anos, em 2007 e 2008. Ele usava colete para corrigir um problema na coluna, chegou a treinar e até a jogar com colete. O basquete, assim, foi muito importante para ele pela questão da saúde. Ver ele vitorioso, com uma trajetória brilhante é motivo de muita alegria para o Clube e para o Ceat”, avalia o ex-treinador.

Matheus lembra os primeiros passos no esporte: “O Clube Atlético Ubirajá significa muito pra mim. Foi lá onde dei meus primeiros arremessos, onde aprendi a base do basquete que me sustenta a aprender coisas novas até hoje. Tive grandes aprendizados dentro e fora de quadra. No Bira não se aprende só o jogo em si, mas união, trabalho em grupo e garra. Isso faz com que todos que passem por esse clube sejam campeões, dentro e fora de quadra. Se hoje conquistei alguma coisa, foi graças a
esse clube e ao grande trabalho do Bira e do Xis”, conta.

Quanto à convocação, o ala é só felicidade: “Fiquei muito feliz com a convocação para a seleção. Poder estar dia-a-dia e treinar com os melhores vai agregar muito à minha carreira. Aqui estão jogadores de NBA e de ACB, e poder aprender um pouco com eles está sendo maravilhoso. É a primeira vez que tenho contato com Magnano, cada dia que passa ele exige mais da gente, mas para realizar uma boa Olimpíada só se for assim, com muito trabalho e dedicação”, conclui.

O Clube conta com o patrocínio da Univates, Florestal Alimentos, Docile, Fruki e Prefeitura Municipal de Lajeado. São apoiadores a Unimed, Restaurante Pramios, Restaurante Nápoli, Kikão Lanches, Construtora Diamond, Imperatriz Hotel, CBTur, Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs) e Bergatur.

domingo, 1 de julho de 2012

Bira fica em segundo na Copa Perfeysom/Ceat/Bira

Nesse último sábado, dia 30, aconteceu a 1ª Copa Perfeysom/Ceat/Bira, envolvendo equipes sub-17 de basquete feminino. Os jogos foram realizados no ginásio do Ceat, em Lajeado. No primeiro jogo a equipe da casa, Perfeysom/Ceat/Bira , o Colégio Martin Luther, de Estrela, por 46 a 26. A cestinha do jogo foi Henriqueta Althaus, com 13 pontos. À tarde a equipe do Martin Luther foi derrotada pela equipe de Galópolis, de Caxias, pelo placar de 46 a 34, num jogo bastante equilibrado. No final da tarde as equipes do Bira e Galópolis fizeram a final do torneio. Depois de um jogo muito equilibrado, com as duas equipes alternando a liderança no placar, a equipe de Galópolis venceu a equipe da casa por apenas 3 pontos, levando o título para Caxias do Sul.

A cestinha do torneio foi Laura Giovanella Kraemer, do Bira, com 27 pontos, média de 11 por partida. O professor Ubirajara Hertzer, o Bira, técnico da equipe, avaliou de forma positiva o torneio. “Os jogos foram de ótimo nível. Se o título não veio desta vez, foi pela qualidade do adversário, visto que nossas atletas fizeram o máximo para representar a equipe lajeadense. Exemplo disso é nossa armadora Bibiana Munhoz Roos que, após tratamento médico há três meses, voltou a treinar há 10 dias e mesmo assim, fez um bom torneio, contribuindo com 13 pontos”, avalia o técnico.

Fazem parte da equipe as atletas Juliana Purper, Henriqueta Althaus, Bibiana Roos, Bianca Black, Natália Nezmah, Angela Azeredo, Letícia Schoor, Milena Konrath, Myrele Vetorazzi, Aline Jung, Laura Kraemer e júlia Schoor. 

Além dos patrocinadores Perfeysom, Docile, Fruki e Univates, as categorias de base do Ceat/Bira contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Lajeado, Unimed, Restaurante Pramios, Restaurante Nápoli e Kikão Lanches.

Foto: Nicole Morás

Docile/Ceat/Bira vence e garante a segunda melhor campanha no Estadual de Basquete

A equipe Docile/Ceat/Bira (categoria sub-17), venceu nesta sexta, dia 29 de junho, a forte equipe do Corinthians de Santa Cruz do Sul, pelo Campeonato Estadual de Basquete. Com o placar de 69 a 49, a equipe encerra o primeiro turno do campeonato com a segunda melhor campanha, logo atrás do Grêmio Náutico União, de Porto Alegre.

Durante a partida a equipe lajeadense foi muito pressionada e diversas vezes o adversário encostou no placar. Mas a boa preparação dos atletas e a reação nesses momentos garantiram a vitória. Segundo o técnico da equipe, Ubirajara Hertzer, o Bira, o ponto forte do Docile/Ceat/Bira é a defesa: “Temos uma defesa forte, facilitando assim nossos contra-ataques.Agora é aprimorar a parte técnica durante os 15 dias que virão”, comenta

Além dos patrocinadores Perfeysom, Docile, Fruki e Univates, as categorias de base do Ceat/Bira contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Lajeado, Unimed, Restaurante Pramios, Restaurante Nápoli e Kikão Lanches.