Orgulho dos ex-treinadores Clairton Walchholz, o Xis, e Ubirajara Hertzer, o Bira, o pivô Leonardo Klassmann Waszkiewicz, conhecido como Meia, está brilhando no NBB. Durante os anos de 2005 a 2006 Leonardo conheceu o Basquete através do Ceat/Bira e se apaixonou pelo esporte. Em 2005 foi campeão dos jogos Intermunicipais do RS, categoria sub-17, e em 2006 já mostrava seu potencial participando do elenco adulto e recebendo título de campeão gaúcho pelo Univates/Florestal Alimentos/Bira.
Em 2007 o atleta foi para a Europa, jogar na Espanha, permanecendo até 2010. No último sábado, dia 19 de novembro, em sua estreia pelo Uberlândia (Minas Gerais), Leonardo fez bonito e chamou a atenção da imprensa. Confira a reportagem do Globo Esporte de 20 de novembro:
Pivô Leonardo se destacou na estreia do Uberlândia no NBB 2011/2012
Vantagem nos pontos foi atribuída pelo técnico à boa atuação do pivô Leonardo
Sem muito show ou várias enterradas como de costume, a equipe de Uberlândia venceu o Araraquara (SP) neste sábado, no Ginásio do UTC, em Uberlândia, por 102 a 69.
Apesar do ala Soró ter sido o cestinha da equipe anfitriã, o destaque do jogo de estreia foi o pivô Leonardo. Durante os 19 minutos que participou do jogo, o pivô fez boas marcações e vários rebotes que deram à equipe grande vantagem como no terceiro quarto, quando os uberlandenses marcaram 32 pontos contra 15 dos adversários.
A boa atuação agradou ao técnico Chuí que relacionou vários pontos da equipe ao esforço do pivô. Leonardo realizou mais bloqueios durante o ataque do adversário (tocos) que os demais jogadores do time e, ao todo, fez quatro enterradas. Uma dessas entarradas empenou o aro da cesta e a partida foi paralisada por alguns minutos para que fosse colocado no lugar.
- O Leonardo cumpriu bem o papel dele, assim que fazia o rebote e o adversário não acompanhava o pique dele. Isso fez a gente abrir a vantagem várias vezes – disse Chuí.
Leonardo chegou ao Brasil há seis meses e logo de cara foi contratado pelo time de Uberlândia. O pivô estava atuando na Espanha há quatro temporadas.
- Desde que cheguei à Uberlândia me trataram muito bem e foi mais fácil a adaptação. Durante os jogos não foi diferente. Com isso tínhamos a obrigação de ganhar o Campeonato Mineiro e, agora no NBB, temos que encarar com mais seriedade ainda. Fiz minha parte hoje e agora é melhorar cada vez mais. Nossa defesa está sendo o ponto mais positivo, que é um esforço do trabalho que realizamos durante o mineiro e nos treinos – disse o pivô.
http://globoesporte.globo.com/